Notícias

 Home / noticias

Prefeitura de João Alfredo reforça frota

A Prefeitura Municipal de João Alfredo, no Agreste pernambucano, entregou à população, na tarde de ontem, duas máquinas retroescavadeiras, uma ambulância e um automóvel de passeio. As informações são do Blog do Dimas Santos.

 

O prefeito Zé Martins (PSB) comemora a chegada dos veículos à cidade. “É mais uma grande conquista para o município, pois o objetivo é melhorar a qualidade no atendimento às demandas da população, garantindo a agilidade das obras nas zonas rural e urbana”, destaca.

 

Os novos equipamentos foram apresentados à população em um trajeto feito por vias de João Alfredo, com  a presença do vice-prefeito Cabôco (Avante), do presidente da Câmara Municipal, Walque Dutra (PSB), entre outros vereadores e secretários.

Emendas parlamentares destinadas pelos deputados federais Fernando Rodolfo (PL) e Fernando Filho (DEM) proporcionaram a aquisição dos maquinários. Já a ambulância e a Spin foram adquiridas com recursos próprios da Prefeitura e reforçarão as ações nas Secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Social.

Com VAR, Clássico das Multidões será marcado por encontro entre opostos

O primeiro Clássico das Emoções do ano colocará frente a frente dois times em momentos completamente opostos. Enquanto o Náutico, equipe mandante neste domingo (18), faz uma campanha impecável no início da temporada - com 100% de aproveitamento em seis jogos -, o Santa Cruz ainda se recupera das eliminações precoces na Copa do Brasil e no Nordestão. A partida, válida pela sexta rodada do Campeonato Pernambucano, será disputada nos Aflitos, às 16h. 

 

Para o Náutico, um resultado positivo no clássico consolidará o bom desempenho inicial da equipe na temporada. Em caso de vitória, o Timbu garante a primeira posição na fase inicial do estadual com duas rodadas de antecedência. Caso esse cenário se concretize, a equipe comandada por Hélio dos Anjos estaria classificada às semifinais e garantiria uma vaga na disputa da Copa do Brasil em 2022. 

 

O grande trunfo do Náutico para que isso aconteça é a ótima fase vivida pelo trio de ataque. Érick, Vinícius e Kieza (artilheiro do campeonato) - com o apoio constante de Jean Carlos -, são responsáveis por boa parte dos gols anotados pelo Timbu em 2021; 15 dos 20 gols alvirrubros foram marcados pelo trio. Na goleada contra o Retrô, cada um marcou uma vez. No sistema defensivo, o Alvirrubro contará com o retorno de Camutanga. Conforme adiantou Hélio dos Anjos, o zagueiro fará dupla com Ronaldo Alves. Já Hereda, após sofrer uma lesão no tornozelo durante a semana, não tem presença garantida e deve ser substituído por Bryan. 

 

Já o Santa Cruz tenta juntar os cacos após mais uma eliminação. O Clássico marcará a estreia do técnico Alexandre Gallo, que acumula três passagens pelo Timbu (em 2010, 2013 e 2016). O desafio de Gallo é fazer com que a equipe coral entre nos trilhos e apresente um futebol que ainda não foi mostrado neste início de temporada; ao contrário do rival, o Santa acumula oito derrotas, quatro vitórias e dois empates em 14 partidas disputadas entre Estadual, Nordestão e Copa do Brasil. 

 

A disparidade entre os dois times fica ainda mais evidente com uma simples comparação entre o poderio ofensivo das duas equipes. Enquanto os alvirrubros têm o melhor ataque da competição, com 20 gols marcados em seis jogos (3,33 gols por jogo), o Santa balançou as redes em 15 oportunidades em 14 partidas (a mesma quantidade de gols anotados pelo trio de ataque alvirrubro no Pernambucano), uma média de 1,07 por jogo. 

 

Sobre uma possível melhora da equipe no clássico deste domingo, Alexandre Gallo - técnico do Santa Cruz - afirmou que uma “virada de chave não acontece do dia para a noite”. "Sabemos que não vai ser de uma hora para outra, isso não existe. O futebol é feito de trabalho, continuidade, dia a dia, qualidade técnica e física, evolução tática, entre outros fatores que demandam tempo", comentou o treinador. 

 

Estreia do VAR
Será, também, o primeiro confronto entre as duas equipes que contará com os recursos do árbitro de vídeo. O VAR trabalhará de forma remota, a partir de uma cabine instalada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O modelo é semelhante ao utilizado na última final da Supercopa, entre Flamengo e Palmeiras. Alvirrubros e tricolores nunca atuaram em partidas que contassem com o recurso. 

 

FICHA TÉCNICA
Náutico: Alex Alves; Hereda (Bryan), Camutanga, Ronaldo Alves e Rafinha; Djavan (Luiz Henrique), Rhaldney e Jean Carlos; Vinícius, Erick e Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos. 

 

Santa Cruz: Jordan; Pileggi, William Alves, Célio Santos (Jr. Sergipano) e Alan Cardoso; Caetano, Karl, Derley e Chiquinho; Madson e Pipico. Técnico: Alexandre Gallo. 

 

Local: Estádio dos Aflitos (Recife/PE);
Horário: 16h;
Arbitragem: Diego Fernando Silva de Lima (PE);
Assistentes: Marcelino Castro e Fernando Antonio Da Silva Júnior (Ambos PE);
Transmissão: Globo e Premiere 

 

Folha de Pernambuco

Justiça determina fim da greve dos professores

Do blog de Jamildo

 

Em assembleia geral virtual realizada nesta quinta-feira (15), trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco decretaram greve em todas as atividades presenciais na rede estadual de ensino.

 

A greve será deflagrada na próxima segunda-feira (19), cumprindo o prazo de 72 horas de antecedência conforme estabelece a legislação de greve.

 

A assembleia foi realizada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco).

 

Professores decretam greve e paralisação começa na próxima segunda, 19 de abril.

 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) entrou com uma ação no TJPE e a Corte Especial deu uma decisão determinando que a greve seja suspensa.

 

Campanha na rua

 

O Sintepe representa professores, servidores administrativos e analistas da rede pública estadual de Pernambuco. O Sindicato enviou e-mail ainda na noite desta quinta-feira para o Governo do Estado.
Na mesma reunião, a categoria também decidiu que as atividades remotas podem continuar ocorrendo.

 

O Sindicato já colocou nas ruas a Campanha “Respeite nossas vidas! Vacine os/as Trabalhadores/as em Educação!”. A campanha está sendo veiculada em mídia externa e nas redes sociais do Sindicato.

 

A ideia é reforçar a luta pela vida de toda comunidade escolar – ameaçada pela covid-19 – e posicionar-se contra o retorno às atividades presenciais neste momento da pandemia.

Prefeitura de São Bento do Una busca parceria com o SEBRAE para fortalecer o comércio local

Estiveram reunidos na tarde de hoje (15/04), na Sede da Prefeitura Municipal, mais precisamente no Gabinete do Prefeito, o Gestor do Município, o Vice-prefeito, os Secretários de Administração e Cultura, a Diretora do SEBRAE, Gerlane Melo, o representante do CDL local, Flávio Braga, além de comerciantes da Cidade, representando os setores de vestuário, gastronomia e artesanato.

 

O intuito do encontro foi estabelecer parcerias, envolvendo todas as partes citadas, para o fortalecimento do comércio, através de consultorias e capacitações dirigidas pela Entidade.

 

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma Entidade privada, sem fins lucrativos, criada para apoiar os pequenos negócios existentes no País.Tal parceria resultará na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos microempreendedores são-bentenses.

Filho mata mãe a facadas em Surubim, criminoso está sendo procurado

Um rapaz matou a própria mãe a facadas na noite desta última sexta-feira (17) em Surubim, agreste central de Pernambuco. O crime foi registrado na noite desta última sexta-feira (16) e ganhou destaque regional após divulgação no Jornal Integração, levado ao ar pela Rádio Integração FM (88.5 MHz), com apresentação de César Nascimento, Jota Santos e reportagens de Eduardo Gomes.

 

Segundo informações uma mulher de 52 anos, identificada como Maria Ferreira de Lima, 52 anos, foi morta a facadas pelo próprio filho. O crime aconteceu na casa onde a vítima morava, situada na rua Eraldo Gueiros Leite, bairro da Bela Vista.

 

O autor do crime, que não teve a identidade revelada, fugiu e até agora não foi preso até o fechamento desta reportagem. O assassino seria usuário de drogas e mudava de comportamento quando fazia uso de alucinógenos, ou estava em abstinência de entorpecentes.

 

A vítima tinha três filhos, sendo dois homens e uma mulher, e era conhecia como Marinalva de Zé de Assis, era feirante e vendia bananas em casa.

Rapaz assassinado em Chã Grande residia em Bezerros e era ex-presidiário

A polícia conseguiu identificar o rapaz assassinado no início da tarde desta sexta-feira, 16, na zona rural de Chã Grande, zona da mata sul do estado de Pernambuco. Até o começo da noite de hoje não se sabia a identidade do rapaz, mas a imprensa teve acesso a detalhes do homicídio.

 

Cícero Victor Rodrigues tinha 22 anos e residia na cidade de bezerros, 20 km do local da ocorrência. Segundo informações Cícero havia passado quatro anos preso, em crime não informado a imprensa. Nesta sexta-feira decidiu voltar ao sítio Alto do Rio onde possui parentesco.

 

De acordo com informações obtidas no local, Vitor estava conduzindo uma motocicleta que não foi encontrada na cena do crime. O local foi isolado por efetivos da polícia militar e a ocorrência repassada para agentes da Polícia Civil, que continuará investigando a ocorrência.

Secretaria de Agricultura de Belo Jardim beneficia mais de 150 famílias com aração de terra

Em um balanço realizado até o dia 01 de abril, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem desenvolvendo diversas ações com aração de terras na zona rural e nos distritos de Belo Jardim beneficiando agricultores e 153 famílias, em 26 Comunidades.

 

Demonstrando total empenho, equipes da secretaria estão operando as máquinas nas áreas rurais, resultando a aração de mais de 284 hectares de terra nos sítios Inhumas, Muquém, Ingá, Campo Alegre, Taboquinha, Batinga, Bola II, Vila Socorro, Araçá, Frecheira, Balança, Itacaité, Jati, Capoeira de Dentro, Paraguai, Cachoeira, Jacinta, Calunga, Cavalo Morto, Divisão, Palha, Oiti, Mulungu, Chorão e Jurema, que são incorporados aos distritos de Xucuru, Água Fria e Serra do Vento.

 

“Nessa época, considerada própria para o preparo de solo, estamos fazendo nossa parte, dentro do possível e com muita boa vontade. Pretendemos aumentar o número de máquinas para atender melhor e ajudar o homem do campo”, disse o secretário da pasta, Francisco das Chagas.

 

De acordo com ele, as comunidades que ainda não receberam o serviço de aração de terra, em breve, terão a localidade atendida, na seguinte ordem: Xucuru, Serra do Vento, Batinga de Baixo, Batinga de Cima, Bola I e II, Sítio Ingá, Capoeira de Dentro, Cavalo Morto, Bananeira e Vila Nova.

 

Os demais agricultores que tiverem o interesse em arar suas terras, podem procurar o vereador de sua região, seja situação ou oposição, ou ainda querendo, se dirigir diretamente à Secretaria de Agricultura no prédio anexo ao da Prefeitura Municipal, vizinho ao INSS, onde irá protocolar a sua solicitação.

 

Aração é o processo de revirar o solo agrícola com um arado ou grade. Sua finalidade é descompactar a terra para um melhor desenvolvimento das raízes, incorporar matéria orgânica no solo aumentando sua fertilidade, expor o subsolo à ação do sol, ajudando a aumentar a temperatura e melhorar a fertilização do solo.

 

Blog Se Liga Belo Jardim

Paulo Câmara pode ser vice de Lula em 2022

Com o ex-presidente Lula (PT) livre para candidatar-se em 2022, em decisão revalidada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana, as movimentações para a composição da chapa liderada pelo petista começam a ganhar força. Uma das principais especulações é a do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), compor a chapa presidencial ao lado do líder do PT.

 

A especulação acontece após uma reunião virtual de Lula com o governador pernambucano. O gestor socialista é vice-presidente nacional do partido, mas para concorrer ao cargo, precisaria deixar a gestão do Estado até abril de 22, prazo máximo estabelecido pela legislação eleitoral para desincompatibilização do cargo. 

 

Até o mês passado, aliados do governador afirmavam que uma aposta mais segura para o seu futuro político poderia ser concorrer ao cargo de deputado federal, mas que a composição em uma chapa presidencial ou mesmo a disputa por uma cadeira no senado Federal, ainda não estava descartado. 

 

Atualmente, a tendência do Partido dos Trabalhadores é adotar candidaturas próprias nos Estados onde já governa e em grandes colégios eleitorais. Recentemente, o próprio presidente Lula reforçou a necessidade de compor com partidos de centro. Segundo o petista, seria importante ir além de partidos de esquerda na construção de uma candidatura pelo Palácio do Planalto. A informação foi relevelada pela coluna Painel, da Folha de São Paulo. Neste sentido, o PSB poderia apresentar nomes que seriam capazes de agregar ao projeto nacional. 

 

O PT e o PSB romperam nacionalmente após o impeachment da presidente Dilma Roussef e depois ensairam uma reaproximação no primeiro turno das eleições de 2018. Só tendo oficializando o reencontro após o segundo turno, quando o PSB embarcou no projeto do PT e abraçou a campanha de Fernando Haddad contra o então candidato Jair Bolsonaro. De lá pra cá a relação passou por alguns percalços, como as eleições municipais de 2020 no Recife, mas os caciques demonstram não nutrir apego por eventos passados. 

Bebê de 8 meses morre eletrocutado após morder fio de carregador de celular em Araçoiaba

Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado após colocar na boca e morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada, em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

 

O caso ocorreu nessa quinta-feira (15) e foi confirmado nesta sexta-feira (16) pela Polícia Civil de Pernambuco.

 

O delegado Mamedes Xavier, titular da Delegacia de Araçoiaba, realiza diligências, nesta sexta-feira, para investigar o ocorrido.

 

Segundo o delegado, a mãe relatou que havia colocado o celular na tomada para carregar. "Enquanto isso, o menino conseguiu colocar na boca o fio do carregador e tomou um choque. Foi uma outra criança tentar tirar e tomou choque também. Foi um adulto tentar tirar e também levou choque", explicou o delegado.

 

O avô chegou a socorrer o menino para uma unidade de saúde do município, mas o bebê não resistiu e morreu.

 

Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que as investigações seguem a cargo da Delegacia de Araçoiaba.

 

"Estamos registrando o caso e vamos encaminhar e solicitar as perícias para decidir o que vai ser feito", completou o delegado.

 

O corpo do bebê foi recolhido para o Instituto Médico Legal (IML) do Recife, localizado no bairro de Santo Amaro, na área central. 

 

O Conselho Tutelar de Araçoiaba acompanha o caso. O enterro do menino está previsto para esta sexta-feira.

 

Prevenção e socorro

Para evitar acidentes parecidos, as crianças precisam passar por supervisão ativa, como explica o chefe da Divisão de Ações Preventivas do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o tenente Werben Monteiro.

 

"As criancas têm que estar sempre supervisionadas porque o acidente tem faixa etária. Quanto menor a criança, mais grave é a lesão. Uma criança de oito meses [como a que sofreu o acidente em Araçoiaba] deve estar engatinhando e tudo que está ao alcance ela vai provar", disse o bombeiro.

 

Para evitar acidentes do tipo, o tenente aconselha que após o uso, qualquer equipamento que recebe corrente elétrica deve ser retirado da tomada. 

 

"As pessoas ainda deixam na tomada. Utilizou, tem que tirar da tomada", acrescentou o tenente Werben, lembrando que a probabilidade de acidente é proporcional ao alcance que a vítima tem do objeto.

 

O que fazer em caso de choque elétrico

 

O socorro deve ser acionado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no 192, ou pelo Corpo de Bombeiros, no 193. 

 

A rede elétrica da residência precisa ser desligada para cessar a corrente elétrica. 

 

"Você deve observar a sua rede elétrica. Existe uma relação de dimensão. Ou seja, você tem que ver a sua tomada, o disjuntor, a fiação. O que muitas vezes ocorre é que deixam fiação exposta, o equipamento desprotegido, muitas vezes tem uma tomada que não tem proteção, a criança pode botar o dedinho ou algum objeto metálico e receber uma carga elétrica", continuou o tenente.

 

Quem sabe fazer primeiros socorros pode realizar o atendimento pré-hospitalar, mas observando os cuidados necessários. 

 

"É preciso identificar o que a criança ou pessoa que está recebendo está apresentando. O choque mexe com dois sistemas nossos: o respiratório e o cardíaco. Você pode ter uma parada respiratória ou uma parada cardíaca ou sofrer queimadura porque há uma conversão de energia eleétrica em térmica", detalhou o bombeiro.

 

Por fim, o tenente frisa que o fator principal é observar a segurança da residência. "Na maioria das vezes, as pesosas socorrem, não esperam Bombeiros ou Samu. O tempo é fundamental nesses casos", fechou o tenente.

 

Folha de Pernambuco

Sebá lança Zé Neto como candidato a governador da Frente Popular

ELEIÇÕES 2022 – Líder do Avante na Câmara Federal e detentor de uma robusta base no interior de Pernambuco, o deputado federal Sebastião Oliveira tomou a iniciativa de lançar um ano e sete meses para as eleições, o líder do Avante na Câmara dos Deputados, Sebastião Oliveira, resolveu lançar o secretário de Governo, José Neto, como candidato a governador da Frente Popular para a eleição de 2022. Sebá vai de encontro a uma corrente dentro do PSB que defende a candidatura do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, à sucessão de Paulo Câmara.

 

“Faça uma pesquisa na base do Governo na Assembleia Legislativa. Vais constatar que José Neto é um nome consensual. Nelson Rodrigues falou que toda unanimidade é burra, mas Neto é uma notável exceção, abre um paradigma na ampla aliança que elegeu e reelegeu Câmara”, disse Sebastião em entrevista ao Blog do Magno.

 

“Nunca vi alguém tão talhado para vida pública. Sério, fiel, leal e jeitoso, Neto resolveu todas as crises na relação da Assembleia com o Governo depois que assumiu a Secretaria de Governo”, disse, acrescentando que a aliança vive, hoje, um momento de tensionamento que só uma pessoa hábil e capaz com o perfil de José Neto poderia reacender a unidade construída com muito sucesso por Eduardo Campos lá atrás.


Choose Template Options


Predefined Color Skins
BG Patterns